nanotecnologia têxtil: a ciência que vai tirar sua barriga do tanque!





Você é do tipo que nunca está de camiseta branca nós almoços de domingo ou festas com muitos molhos envolvidos? Vem cá, me abraça, você não está sozinho. Nós e alguns pesquisadores na universidade de Melbourne fazem parte do grupo de desajeitados. Desta necessidade (risos) a equipe de cientistas desenvolveu uma serie de tecidos que auto higienizam-se com a luz. Doidera né?



O tecido auto limpante, combina moda e robótica, e, quando exposto a luz, natural ou artificial, ativa as nano-estruturas pela absorção de energia vinda da luz. Sacou? Imagina, a vibração elétrica que quando encontra a luz começa a se transformar e chegando a superfície de sua camiseta (parafrasenado Lulu) como uma “onda quente de electrons”, desta onda, forma-se um tsunami de nanoworkers que destroem o material biológico que passar pelas tramas e urdumes da sua roupa.





De acordo com Rajesh Ramanathan, um dos responsaveis pela inovação afirma que a excelência da tecnologia deve-se a sua estrutura tridimensional, "a vantagem deste tecido é que ele já tem uma estrutura 3-D, o que facilita sua absorção de luz, aumentando a velocidade de auto higienização”.


Para os mais desastrados ou pelo fim do consumo de agua para limpar nossas endumentárias, enfim, toda tecnologia é válida, certo? Vamos lavar menos roupas mas vamos por a mao na massa!


E ae?

7 visualizações
  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle